quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Classe B - Um tiro no pé

Quando o Mercedes Classe A foi lançado há alguns anos, o comercial fez o maior sucesso. Mostrava um homem apaixonado por Mercedes. Do ônibus que ele ia ao colégio, ao nome de sua esposa, tudo em sua vida era Mercedes. Mas ter uma Mercedes Benz, seu caro e verdadeiro sonho, ele só conseguiria com o lançamento do Classe A, um carro que, segundo a moral da história, até um pé rapado como ele poderia ter.



Acontece que o carro chegou e se manteve com um preço muito além das possibilidades do público que foi atingido pelo comercial. Enfim, um case de fracasso que sempre faz sucesso quando contado em palestras.

Agora lançaram um novo veículo, denominado Classe B. Logo, a Mercedes Benz e suas agências aprenderam com o erro e fizeram direito desta vez, certo?

PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉIIINNNN!!!!!!!!!!!!!!

Errado, eles fizeram bobagem de novo.

Primeiro, por colocarem o nome do carro de Classe B. Será que não sabem que "B" é sempre ruim, é sempre a segunda opção, que é uma classe bem mais pobre do que a "A" ?

Segundo, por não contornarem esse problema do nome com alguma opção criativa, que revertesse esse lado negativo do "B".

Terceiro, porquê simplesmente não fizeram um carro realmente para a classe b? "Sujaria" menos o nome da empresa do que fazer um carro chamado "Classe B", anunciado como um carro "da Classe B", e com um preço daquele. Se não me engano, os carros da classe b no Brasil são 4 vezes mais baratos.

Enfim, sinto vergonha pelos responsáveis. Não vi comercial ou anúncio, mas este banner que estava ontem no Estadão deve ser a síntese de uma cagada bem maior:



E afinal, qual o gênero do carro? Será que é "A Classe B" mesmo??????

24 comentários:

  1. E eu que achava que já tinha visto de tudo na vida...

    Vamos imaginar assim: de repente alguém (um bem-sucedido sócio de uma transnacional qualquer) da classe A se sente mais pobre um pouco, subitamente se imagina como um proletário ou profissional liberal da classe B, lê o anúncio feito no Estadão e vai lá comprar um Classe B financiado em 40X com entrada de 20%. Seria isso?

    Estou sem palavras.

    ResponderExcluir
  2. O carro tem o nome de "Classe B" não é porque é destinado a classe b ou c ou a ou seja lá o que for .. é "Classe B" pois a marca já tem como tradição, o uso de Classes. Temos o Classe C (Seria destinado a classe C? - Quáááá - Não!), tem o Classe M (existe no critério Brasil? - Quáááá - Não!).
    Então não devemos falar que o carro é para a classe a, b ou c. Sabemos que a Mercedez se posiciona como uma marca para o público que tem dinheiro para gastar, e não pode ter pouco.
    Enfim .. é isso.
    Não confunda funda com bunda. hehe

    ResponderExcluir
  3. O nome do carro é o do menos.

    O carro poderia se chamar caviar, bunda ou qualquer coisa, mas o problema é na campanha.

    Uma coisa realmente sei menos que todas as outras: o nome do carro é no feminino mesmo?

    Se não, é um erro de gramática que piora uma campanha já horrível.

    ResponderExcluir
  4. Maurício Stelle Tkatchuk9 de novembro de 2008 às 23:57

    Meu, tu falou uma besteira atrás da outra!

    Realmente, o Classe A foi uma cagada sem tamanho da Mercedes, que estava desesperada pra conseguir um bom mercado no Brasil, e não adaptou o conceito (e o preço) do Classe A alemão às necessidades brasileiras, deixando ele muito mais caro que outros carros com melhor apelo.

    Porém, isso não tem absolutamente NADA a ver com o Classe B. Primeiro, como já disseram, o nome Classe não tem a ver com o perfil socio-econômico do comprador, e se vc conhecesse um pouquinho melhor da marca, saberia disso. Todos os carros da Mercedes são alguma classe, sendo que o A é o mais podre, e o S, o mais fodão. As M são os semi utilitários, os G são os utilitários, os R são as peruas, e assim vai.

    Bom, voltando ao ponto principal. O Classe B está sendo lançado no Brasil com um conceito totalmente diferente do A. Está sendo voltado pra pessoas realmente com grana que preferem um carro mais estiloso e versátil que o Classe C, por exemplo, que é muito de tiozão! O público feminino é o principal foco, o que pode ser visto nas campanhas voltadas a estilo e comportamento, principalmente com o lançamento de um guia de comportamento chamado B Chic, escrito pela Glória Kalil. O preço dele está adequado ao perfil do público-alvo, aliás. E ele é todo importado, diferente do Classe A, que foi produzido no Brasil, e teve inclusive alguns erros de projeto meio estúpidos, até onde eu sei.

    Adoro críticas diretas, mas acho que pra fazer isso, tu devia pelo menos pesquisar um pouco!

    ResponderExcluir
  5. Maurício...

    Nem todo mundo trabalha no setor automobilístico, e muito menos gente sabe quem é Glória Kallil. O mundo não é São Paulo, Rio e Frankfurt. Tem gente em Goiás, Mato Grosso, Ceará e Acre que poderia se interessar pelo carro, e que pode ter visto a ridícula campanha na internet, só que pode não ter entendido, e pior, pode ter se assustado com a "ofensa".

    Aposto que nem 1% dos compradores em potencial desses carros entende essa nomenclatura.

    E a campanha na internet ficou tão ruim, mas tão ruim, que sinceramente, não tem como discutir, no máximo apontar a rir.

    Mas se fosse eu quem estivesse pagando a mídia, eu choraria.

    E outra coisa: e daí, quem se importa?

    ResponderExcluir
  6. Maurício Stelle Tkatchuk10 de novembro de 2008 às 07:12

    1. Pra conhecer um pouco, só é preciso a boa vontade de abrir o Google e pesquisar. Não precisa trabalhar no setor.

    2. Tenho certeza que os compradores em potencial da marca Mercedes-Benz sabem muito bem o significado.

    3. A campanha na internet é pra estimular basicamente a divulgação espontânea do produto, e não pra atrair compradores diretamente.

    4. "Goiás, Mato Grosso, Ceará e Acre"? Você investiria capital pra abrir uma concessionária Mercedes-Benz nesses estados? Sinceramente, você não sabe o que está falando. Quem paga mais de 100 mil reais em um carro, vai comprar ele em São Paulo, provavelmente depois de ver um banner no aeroporto de Guarulhos, ou quem sabe após receber um convite para um evento exclusivo da Mercedes. ;)

    ResponderExcluir
  7. Maurício Tchetchekele, eu até estava tentando te levar a sério, isso até o seu "item 4".
    De carro você deve até entender, pode ter visitado centenas de fábricas na Alemanha, mas quando o assunto é propaganda, geografia e público alvo, você é um analfabeto.

    "Goiás, Mato Grosso, Ceará e Acre”? Você investiria capital pra abrir uma concessionária Mercedes-Benz nesses estados?"
    Só uma pessoa que só olha para o próprio umbigo é capaz de dizer uma coisa dessas. Acredite ou não, circula muito dinheiro - coisa que você deve apreciar bastante - até nos cantos mais remotos do Brasil.
    Te dou um exemplo. Estou em Brasília, que talvez você até incluiria no seu mapinha de consumidores de Mercedez, afinal aqui vivem inúmeros políticos e ricaços. Acontece que em Goiânia, e no interior de Goiás, como Itumbiara e Rio Verde, já vi muito mais veículos do tipo do que aqui em Brasília.

    Já ouviu falar em soja? Em gado? Em seringal? Em agência de propaganda de qualidade?

    Aposto que você é Administrador, Engenheiro ou economista.

    ResponderExcluir
  8. Maurício Stelle Tkatchuk10 de novembro de 2008 às 07:44

    Administrador, o que me dá um pouquinho de conhecimento sobre avaliação de perspectiva de Mercado.
    Não estou dizendo que não circule dinheiro nesses lugares, e sim que as pessoas de lá que tem dinheiro para comprar um Mercedes, certamente passam por São Paulo o tempo todo. Quantas Mercedes você acha que seriam vendidas por mês em Goiania, por exemplo?
    Acre então, vc pegou mto pesado! Quem tem grana lá compra caminhonete de luxo, e não Mercedes, que é carro de quem trabalha de terno o dia todo!!

    Outra coisa, os verdadeiros "cheios da grana", que vão comprar um Mercedes até muito melhor do que Classe B e C, não precisam nem se deslocar, se não quiserem. Se o cara quiser mesmo um Mercedes, um consultor vai até a casa ou escritório dele com catálogos e folhetos para ele escolher a versão do motor, todos os opcionais, e até os detalhes menores, como a cor do couro e da madeira usadas no acabamento.

    Pra finalizar, não me consta que algum dia a Mercedes tenha vendido um carro sequer para um Seringueiro, mas posso consultar o departamento de marketing! ;)

    ResponderExcluir
  9. Maurício Stelle Tkatchuk10 de novembro de 2008 às 07:48

    p.s: Não adianta ser estudantezinho de PP, vc nunca vai poder falar com propriedade sobre uma campanha se não conhecer bem o conceito do produto e seu público-alvo.

    Mas como você mesmo falou, quem se importa?
    Quem paga mico falando besteira é você!

    ResponderExcluir
  10. Não sou estudante, tenho um bom tempo de mercado, mas mesmo se ainda estivesse no primeiro ano de "pp", generalizaria muito menos do que você.

    Conhece a Macabéia?

    Saudações e sucesso com sua estrela solitária.

    ResponderExcluir
  11. Maurício Stelle Tkatchuk10 de novembro de 2008 às 09:04

    Conheço Macabéa, serve?

    Generalizar? Estou falando de dados, de informação. Algo que, por sinal, você parece não conhecer. Dá um monte de pitaco sem fundamento nenhum, e fica inventando besteiras quando alguém te mostra isso.

    Só o fato do entendimento incorreto dos modelos da Mercedes, e a idéia de abrir uma concessionária Mercedes no Acre, já tiram toda tua moral!

    ResponderExcluir
  12. Grande Maurício! Muitas horas na internet...
    respondendo as ofensas "gratuitas" do blogueiro.
    E trabalhar? Rola?

    ResponderExcluir
  13. Maurício Stelle Tkatchuk11 de novembro de 2008 às 09:17

    Claro que rola!
    Aliás, não preciso gastar mais do que poucos minutos pra responder ele, já que sei muito bem do que estou falando!
    Pior é criar um blog, e gastar horas nisso, pra falar besteira! ;)

    ResponderExcluir
  14. Maurício Tchetchekele, antes de dar palpite em propaganda, que você não entende absolutamento nada, tire o salsichão de conserva que você enfiou no seu cu, e pare de lustrar com a língua a maldita estrela da Mercedes.

    Vá procurar um marido rico em São Paulo, afinal, só lá existem pessoas milionárias, capazes de comprar um Classe A em menos de 48 vezes.
    Ou então procure alguém em alguma favela paulista, que te compre um Classe B e ainda te coma de hora em hora.

    Desculpe atrapalhar sua leitura do best seller da Glorinha Kallil.

    ResponderExcluir
  15. Maurício Stelle Tkatchuk12 de novembro de 2008 às 04:35

    Não se preocupe, no momento estou lendo o anuário estatístico da ANFAVEA, você não atrapalhou nada.

    Bom, o fato de eu discordar de vc quanto à essa análise furrepa q vc fez, não quer dizer que eu esteja só falando bem da Mercedes. Se vc olhar minha primeira resposta, vai ver que concordo que toda a estratégia referente ao Classe A foi uma cagada.

    Mas como você é um incompetente, que fala sem embasamento nenhum, acabou levando para o lado pessoal, e só piorou a situação pro seu lado. No entanto, se você tem tanta certeza de que está certo, faz o seguinte: Manda sua análise pro departamento de marketing da Mercedes, que quem sabe eles trocam a agência atual pela sua! Vale a pena tentar, não?

    p.s: que paradoxo, vc sacanear meu sobrenome e citar uma personagem de uma escritora ucraniana na sua "argumentação"! Parece um pré-adolescente! :)

    ResponderExcluir
  16. Sou um pré-adolescente, incompetente, analfabeto, sem embasamento e que não faz idéia de que merda de escritoria ucraniana você está falando.

    Mas não me meto a achar que sei de alguma coisa que não sei. Não vou dar palpite na mecânica dos carros, não vou entrar no blog de um administrador e dizer como é que ele tem que administrar uma empresa. Não vou questionar um advogado, mesmo que ele tenha perdido mil causas. Não vou contestar o jeito que a Xuxa, por mais chata que seja, apresenta seu programa.

    Também não vou mais te responder. Um aspirante a administrador que passa os dias dando palpite em um assunto que não lhe compete, que não aceita que está podremente errado, que está fazendo papel de idiota, não merece mais resposta.

    Eu deveria ter soltado um imenso "hahahaha" depois do seu primeiro comentário, mas resolvi ajudar uma pobre alma cega e apaixonada.

    Pode espernear, pode se vangloriar de falar por último, pode continuar se achando o dono da Mercedes. Vá averiguar com seus assistentes tudo que você disse que iria confirmar. Chame o presidente da empresa e mostre como você o defendeu de um publicitário leigo e idiota, que não sabe a nomenclatura da Mercedes.

    Peça para ele fechar todas as concessionárias no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, afinal, "Quem paga mais de 100 mil reais em um carro, vai comprar ele em São Paulo".

    Já entrou no site da sua empresa? Pois é, ela tem um. Entre neste link e clique em "buscar", sem marcar nenhuma opção, com esse "todos" mesmo.


    Você não merece minhas respostas, seu paulista mimado, egocêntrico e bitolado.

    ResponderExcluir
  17. Voce é um idiota do caralho
    Não entende nada de nada de campanhas publicitarias e muito menos da marca Mercedes.

    Tudo o que o Maurício gay disse bate certo, só que vc na sua burrice, cretinice e falta de mundo, escolhe o insulto facil e a merda.
    Coisa tipica de brasileiro chinfrim

    ResponderExcluir
  18. Ivan é um BOSTA.

    ResponderExcluir
  19. Mas que merda é esta

    Já não basta eu ser viado e ainda sou burro??????

    Eu sou um merda mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Ivan, te conheço?

    É pessoal?

    Quer deixar suas opiniões embasadas ou só ofender mesmo?

    ResponderExcluir
  21. Meninos! Relaxem!
    O que a campanha quis dizer para combinar com o charme do MODELO classe B o preço precisa ser sedutor!
    O artigo DA, concorda com a Classe que o carro está inserida!
    E todo mundo tem o direito ou não de achar a campanha boa ou ruim...mas acredito que o público entendeu o recado!
    "B"eijocas!

    ResponderExcluir
  22. Caros Colegas,

    Acredito que o nnome do carro é o menos importante ,pois além da qualidade MERCEDES BENS, o carro é superior a muitos carros nacionais na mesma faixa de preço.
    Tenho um CLASSE A 2001 , e não troca por qualquer carro popular ( SEM ABS , SEM AIR BAG , SEM CONTROLE DE ESTABILIDADE , SEM AR CONDICIONADO , SEM DIREÇÀO ELÉTRICA E ETC...) .
    Controle de estabilidade é um item de segurança que nem o novo CIVIC/COROLLA tem , nos EUA esses carros são populares!!
    Gostaria de saber qual é o carro que esses criticos de CLASSE A dirige, deve ser algum carro da FIAT ( o emblema da empresa muda a cada dois anos , não tem identidade ).

    ResponderExcluir
  23. _Concordo com o Marcelo, pois afinal a marca Mercedes têm um diferencial que precisa ser respeitado que se resume a ''tradição e bom gosto'', que poucos têm o prazer de usufruir.
    Digo mais o valor de um Classe B ou menos até poderiamos comprar um utilitário de luxo aqui no Brasil como por exemplo um Ford Edge queque digasse de passagem é importado sem dúvida é um Srº automóvel, A mercedes diferente das outras montadoras faz campanhas de marketing específicas, ou seja, não precisa apelar comercialmente, pois vende por si só seus veículos!
    Quando optei em comprar o meu ford Edge, o que me atraiu foi o que ele oferecia e as condições de pagto com ou sem entrada financiando ate´100% do valor....talvez tenha sido uma boa opção, já que não posso reclamar de nada!

    ResponderExcluir
  24. JA TIVE O MERCEDES CLASSE A E PEGOU FOGO O CARRINHO PESSIMO ANDA BEM MAS NAO SEGURA EM CURVAS EM PORRA NENHUMA UMA DROGA AINDA BEM Q PEGOU FOGO QUANDO JA TINHA VENDIDO HEHEEHEH MAIS UMA SEM .. PEGAVA FOGO COMIGO HEHEEHEH INCHALA QUERO ORO BANDO DE LARANJA.... VC NEM PODEM COMPRAR UM FUSCA 66 QUANTO MAIS UMA MERCEDES EHEHEHEHEH EHEHEHEHEH E MAURICIO , NIVALDO E IVAN VAO CE FUDER QUEM TA QUERENDO LER SUAS OPNIOES SEU OTARIOS BICHAS ENRUSTIDAS DO CARAI...HAHAAHAHAH EHEHEHEHEH BANDO DE ISANAS VAO CATAR COQUINHOS NO TIETE. HAHAHAAHAHEHHEEHEHEH VAO CE FUDER

    ResponderExcluir